quarta-feira, 25 de março de 2015

ADEQUAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS-PEE/AL


ADEQUAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS-PEE/AL


A Rede de Assistência Técnica para a Adequação ou Elaboração dos Planos de Educação da SASE/MEC em Alagoas promoveu, nesta segunda-feira (23/03/2015), na sede da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/AL, localizada no bairro do Farol, a 4ª formação para a comissão técnica da Secretaria de Estado da Educação (SEE/AL) e o Fórum Estadual Permanente de Educação do Estado de Alagoas  (Fepeal).

Dentre os aspectos trabalhados na formação, destacam-se:

- o cronograma de trabalho, considerando as etapas do caderno de orientações e o prazo estabelecido na Lei nº 13.005/2014.
- a organização de portfólios do trabalho de adequação do PEE que está sendo realizado (cronograma de trabalho, subcomissões, ofícios, pauta das reuniões, frequências, fotos, slides utilizados, outras informações), tendo em vista que esse trabalho está sujeito à fiscalização de órgãos de controle;
- a análise coletiva da versão preliminar dos tópicos de Educação Infantil e Ensino Fundamental do PEE;
- a análise e discussão de metas e estratégias do PNE que serão adequadas à realidade de Alagoas;
- a exploração do site do PNE para a busca de dados em forma de tabelas e gráficos a serem utilizados na adequação do PEE.

Como fruto do trabalho coletivo para adequação do PEE/AL, o sumário que estava sendo utilizado como referência foi modificado. Conforme ficou acordado, após os ajustes coletivos no sumário, a coordenação estadual da assistência técnica da SASE/MEC socializou com os municípios, via e-mail, a nova estrutura do sumário que é mais uma referência nesse processo de construção do documento base dos Planos de Educação.

A comissão da SEE e o Fepeal se comprometeram em socializar com os municípios as versões preliminares dos tópicos do sumário conforme forem sendo concluídas.  Reafirmando o compromisso assumido, no dia seguinte, a Gerência de Diversidades/Diretoria de Modalidade e Diversidade da Educação Básica/Superintendência de Políticas Educacional da SEE/AL enviou a minuta da proposta do texto de Diversidade Sexual e Relações de Gênero do PEE/AL. Ao tempo que a coordenação estadual da assistência técnica da SASE/MEC socializou, no mesmo dia, o referido texto com os municípios, via e-mail.

EQUIPE TÉCNICA DE AVALIADORAS EDUCACIONAIS (AEs)

Nenhum comentário:

Postar um comentário