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LEGISLAÇÃO

RESOLUÇÃO Nº 055/2002 - CEE/AL (novo)

EMENTA: Estabelece o limite máximo de vagas por turmas na Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino de Alagoas
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LEI Nº 13.005, DE 25 de junho de 2014 (sanção presidencial do PNE) (novo)
EMENTA: Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.
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PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - REDAÇÃO FINAL SENADO FEDERAL (03/06/2014) (novo)
EMENTA: Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências
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ANUÁRIO BRASILEIRO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 2014 (novo)
Ementa: O Anuário tem a finalidade de analisar os diversos dados disponíveis no Brasil para produzir diferentes leituras, séries históricas e outras formas de organizar informações, contribuindo para uma compreensão mais profunda do complexo cenário do sistema educacional brasileiro e dos desafios que ainda persistem.
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PARECER Nº 145/2013 - CEB/CEE-AL (novo)
EMENTA: Orienta as unidades escolares do Sistema Estadual de Ensino quanto aos procedimentos para Classificação e Reclassificação na Educação Básica.
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RESOLUÇÃO Nº 34/2013 - CEB/CEE-AL (novo)
EMENTA: Orienta as unidades escolares do Sistema Estadual de Ensino quanto aos procedimentos para classificação e reclassificação na Educação Básica.
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RESOLUÇÃO Nº 08/2007 - CEB/CEE-AL (novo)
EMENTA: Regulamenta a implantação do Ensino Fundamental de 09 anos no Sistema Estadual de Ensino de Alagoas e dá outras providências
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LEI nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 (LDBEN)
(novo)
EMENTAEstabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
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CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988(novo)
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LEI nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990(novo)
EMENTA: Dispõe sobre o Estatudo da Criança e do Adolescente e dá outras providências
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LIVROS:

Reinventar a Democracia(novo)
Autor: SANTOS, Boaventura de Souza
Editora: Gradiva
Idioma: Português
Ano: 2002
Sinopse: Nesse texto, Boaventura analisa a sociedade moderna a partir da visão de crise do contrato social, entendendo-o como fundamento de toda uma política em que o Estado Nacional é definido como organização de regulação social, cujos poderes são oriundos do próprio contrato social assentado em critérios de inclusão e exclusão.

Gestão Educacional nos municípios: entraves e perspectivas(novo)
Organizador(es): Cunha, Maria Couto
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: O livro “Gestão Educacional nos Municípios: entraves e perspectivas", de Maria Couto Cunha foi lançado no dia 18 de junho no Museu Geológico da Bahia. A obra analisa políticas públicas, implantadas na área educacional, nas últimas décadas, principalmente no que se refere à descentralização do ensino. As análises evidenciaram a gênese destas políticas, as forças que engendraram suas formulações, as implantações das mesmas e, em alguns casos, investigaram os impactos produzidos. O foco dos textos reside no desdobramento destas políticas nos governos municipais, registrando uma pesquisa sobre violência escolar e outra sobre a formação de diretores de escolas estaduais.


Tecnologias digitais na educação(novo)

Organizador(es): Sousa, Robson Pequeno de; Moita, Filomena da M. C da S. C.; Carvalho, Ana Beatriz Gomes
Editora: EDUEPB
Idioma(s): Português
Ano: 2011
Sinopse: Tecnologias Digitais na Educação apresenta uma seleção de artigos que são resultado das monografias da primeira turma do curso de Especialização em Novas Tecnologias na Educação.


(Im)pertinências da educação: o trabalho educativo em pesquisa(novo)

Organizador(es): Oliveira, Maria Lúcia de
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: O leitor encontrará neste livro o resultado de pesquisas científicas sobre temas que fundam a educação problematizam princípios e práticas atuais da educação escolarizada. Sem abandonar as antigas concepções de educação e também sem valorizar apenas as novidades teóricas, os autores apostam numa sólida união entre Psique e Eros, inspirada nas concepções de Freud. A obra abrange estudos sobre o lúdico na educação infantil, a ética, os afetos, o valor da fantasia na aprendizagem e no desenvolvimento emocional, a constituição profissional de docentes e pesquisadores, a orientação sexual e a educação escolar. Pertinências e impertinências da educação são consideradas na medida em que produzem e reproduzem valores humanos na construção de identidade pessoal e profissional.


Educação inclusiva: o professor mediando para a vida(novo)

Autor(es): Sampaio, Cristiane T.; Sampaio, Sônia Maria R.
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: O livro traz texto de apresentação, onde se explicita como a temática se tornou objeto de estudo e trabalho destas duas profissionais, seguido de uma introdução em que se discutem educação, exclusão social, direitos humanos, a realidade das pessoas com deficiência e o papel da escola neste cenário. Um capítulo de Contextualização conceitua as ideias de deficiência, inclusão versus integração, educação inclusiva e formação do professor. Depois, o capítulo Refletindo sobre a educação inclusiva apresenta a psicologia histórico-cultural de Vygotsky e as contribuições da psicanálise. Análise da inclusão na prática faz um delineamento da pesquisa e discute qualificação e problematização da inclusão no cotidiano escolar, a atuação e a formação do professor, os paradoxos e sentimentos despertados pela convivência.



Política de educação no campo: para além da alfabetização (1952-1963)(novo)

Autor(es): Barreiro, Iraíde Marques de Freitas
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: Este livro resgata o processo de elaboração, percurso e desenvolvimento da Campanha Nacional de Educação Rural (CNER), criada em 1952 e extinta em 1963, no contexto histórico que a ensejou, articulada às ideias hegemônicas do período, determinantes da ação do Estado e de setores da sociedade civil. Movimentos de organizações internacionais e a política nacional pela expansão do desenvolvimento econômico e modernização rural, aliam a educação a essas finalidades. A Campanha adota orientações pedagógicas da Educação de Base e do Desenvolvimento de Comunidade, pressupostos do funcionalismo e do neotomismo, com respaldo da Igreja Católica. Conhecimentos teóricos e técnicos pretendiam ofertar vida compatível com a dignidade humana e com os ideais democráticos para a cidadania. A pesquisa investiga os processos de conquista da cidadania, na perspectiva da contradição, ao explicitar avanços e retrocessos na relação educativa do programa. A análise considerou o conjunto de fontes documentais produzidas para e pela Campanha, como periódicos e acervo iconográfico, localizados em bibliotecas e arquivos. As categorias de análises contemplam temas emergentes para atender às demandas do campo, como: educação, habitação, saúde, lazer e promoção da educação política, para educação dos costumes, para além da alfabetização. O desenvolvimento da cidadania e da democracia pretendidas fundou-se em situações educativas pontuais e na resolução de conflitos sociais mais voltados para os indivíduos e os grupos, e menos como processos decorrentes do interior das práticas sociais. Contudo, a política foi relevante naquele contexto, pois, se não fosse a nossa cultura de descontinuidades e articulação das políticas sociais, as condições de vida e trabalho no campo poderiam ser outras.


Pesquisa em educação: métodos e modos de fazer(novo)

Organizador(es): Silva, Marilda da; Valdemarin, Vera Teresa
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: O objetivo deste livro é tornar públicas reflexões, ensaios e relatos acadêmicos sobre os intrincados processos desenvolvidos para a consolidação de linhas de trabalho e formação de novos pesquisadores. Para isso, reunimos autores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP, convidamos a Professora Maria do Rosário Mortatti, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências de Marília/UNESP e aproveitamos a oportunidade criada pelo Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNESP, dadas as possibilidades que oferece para que essas contribuições cheguem aos leitores visados: aqueles que estão iniciando atividades de pesquisa.


Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas(novo)

Organizador(es): Nascimento, Antonio Dias; Hetkowski, Tânia Maria
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: A aplicação das tecnologias de informação e comunicação à educação (como o uso dos games como locus de aprendizagem e a midiatização do conhecimento na EAD), o reconhecimento da diversidade cultural, a valorização das trocas interculturais, a importância da ética e dos valores e da história oral de vida, a definição de políticas públicas e a atualidade do pensamento de Freinet, Vigotsky e Paulo Freire são alguns dos temas discutidos neste livro. Se seu tema central é a educação e os desafios que a contemporaneidade apresenta para a formação de profissionais da área, sua maior virtude é não desconhecer as densidades interpretativas que surgem com estas reflexões


Pesquisa em educação escolar: percursos e perspectivas(novo)

Organizador(es): Lima, José Milton; Silva, Divino José da; Raboni, Paulo Cesar de Almeida
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: A coletânea tem como eixo central a Educação Escolar e este tema conduz e confere unidade às reflexões, abordado a partir de diferentes perspectivas. A preocupação que perpassa todos os textos pode ser expressa na seguinte pergunta: como enfrentar os problemas vividos pela escola, num momento em que a ela se atribui uma gama enorme de responsabilidades? Cada autor, circunscrito à sua temática de pesquisa, nos instiga a pensar essa questão. O que move cada um é o desejo de que a escola acolha aqueles que lá chegam e que se responsabilize por eles, mas sem perder de vista o quanto é complexa e delicada essa atividade de inserção dos novos neste mundo. Talvez, a ideia de responsabilidade seja mesmo a que melhor defina os propósitos gerais desta coletânea, a qual se manifesta no compromisso político com a educação de crianças e de adolescentes, portanto, no compromisso com o mundo em que vivemos. A resposta a essa pergunta poderá ter como parâmetro os textos aqui presentes que estão assim organizados: na primeira parte da coletânea, os autores lidam com aspectos relacionados às Políticas Públicas e Educação; na segunda abordam a Formação de Professores; na terceira parte, focam Valores e Educação e, na quarta parte, voltam-se para as Práticas Educativas. Concluímos, destacando que esta coletânea explicita o quanto é complexa a tarefa de investigar a educação escolar, pois ela comporta uma série de nuances que precisa ser analisada por diferentes saberes que são complementares.

Cadê o brincar? Da educação infantil para o ensino fundamental(novo)

Autor(es): Barros, Flávia Cristina Oliveira Murbach de
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: Fundamentado na perspectiva histórico-cultural, este livro identifica as características do brincar das crianças nas idades de seis e sete anos, período de passagem da Educação infantil para o Ensino Fundamental. Analisa ainda em que circunstâncias os educadores criam espaços para as brincadeiras e como o fazem. Trata-se de um tema de grande atualidade num momento em que as instituições escolares, ao darem prioridade à alfabetização com o uso de materiais apostilados, cada vez mais reduzem os aspectos lúdicos nos processos educativos.

Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais(novo)

Autor(es): Andrade, Lucimary Bernabé Pedrosa de
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: O presente estudo inscreve-se no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da educação infantil como um dos direitos da criança. Atualmente, a criança é reconhecida como sujeito pleno de direitos, ganhando a infância maior visibilidade na sociedade, respaldada por dispositivos legais de âmbito internacional. Em contrapartida, os discursos teóricos e a realidade de milhares de crianças em todo o mundo têm revelado o estado paradoxal da condição da criança e da efetivação dos seus direitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas categorias são manifestadas nas práticas institucionais. A construção da pesquisa, referenciada na abordagem qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais e o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos para a coleta dos dados empíricos, posteriormente analisados pela técnica da análise de conteúdo. Com base nas análises desenvolvidas, constatou-se nos discursos e nas ações das profissionais representações da criança como um sujeito marcado pela condição de "vir a ser", dependente do adulto, frágil e inocente, associadas a um modelo de educação infantil escolarizante e preparatório de futuras aprendizagens. Desta forma, as representações acerca das categorias criança, direitos e educação infantil não favorecem, efetivamente, para que as crianças exerçam a condição de sujeitos de direitos e protagonistas nos espaços institucionais, e para que as creches sejam legitimadas enquanto espaços de exercício da cidadania da infância.


Um rigor outro sobre a qualidade na pesquisa qualitativa: educação e ciências humanas(novo)

Autor(es): Macedo, Roberto Sidnei; Galef, Dante; Pimentel, Álamo
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: A obra trata da importância da vivência diária na pesquisa acadêmica. Sua abordagem crítica é direta e mostra de forma prática a eficiência da pesquisa a partir das experiências vividas pelo pesquisador.

Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias(novo)

Organizador(es): Martins, Lígia Márcia; Duarte, Newton
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: Essa coletânea de textos produzidos por professores e alunos da linha de pesquisa Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Araraquara, traz uma contribuição original a um campo no qual muito tem sido publicado nas duas últimas décadas no Brasil, o da formação de professores. A especificidade dessa coletânea reside na abordagem historicizante e crítica tanto das diretrizes oficiais para a formação de professores como das teorias pedagógicas e respectivas propostas metodológicas nesse terreno. São nove textos, que vão desde um balanço crítico do legado deixado pelo século XX no que se refere à formação de professores até questões específicas relacionadas ao trabalho do professor, passando pela questão do debate contemporâneo sobre as teorias pedagógicas


Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas(novo)

Organizador(es): Díaz, Félix; Bordas, Miguel; Galvão, Nelma; Miranda, Theresinha
Editora: EDUFBA
Idioma(s): Português
Ano: 2009
Sinopse: O enfoque desta obra decorre da relevância que o contexto sociocultural em que a pessoa está inserida serve de parâmetro para classificá-la como normal e anormal, além de enfatizar o ensino e a escola, bem como as formas e condições de aprendizado. Esta perspectiva, ao invés de procurar no aluno a origem de um problema, define o tipo de resposta educativa e de recursos e apoios que a escola deve proporcionar a esse aluno para que ele obtenha o sucesso escolar.


Necessidades formativas de professores de redes municipais: contribuições para a formação de professores crítico-reflexivo(novo)

Autor(es): Di Giorgi, Cristiano Amaral Garboggini; Fürkotter, Monica; Mendonça, Naiara Costa Gomes de; Lima, Vanda Moreira Machado; Leite, Yoshie Ussami Ferrari
Editora: Editora UNESP
Idioma(s): Português
Ano: 2010
Sinopse: Os autores do livro apontam a importância de os professores serem propositores dos programas de formação contínua, a partir das necessidades que apontam. Essa perspectiva, que dá voz aos professores, tem se mostrado fértil no desenvolvimento de processos dessa natureza, pois considera fundamental o protagonismo dos sujeitos-professores na implementação de mudanças que se fazem necessárias nas práticas e nos currículos escolares. Procedendo ao levantamento de necessidades junto a uma amostra significativa de 533 professores, em dez municípios da região, com a colaboração da UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, e desenvolvendo uma análise crítica e contextualizada dos resultados, os autores apresentam indicativos e propostas para a efetivação de políticas de formação contínua que superam eventuais desperdícios de recursos em ações pontuais, fragmentadas e externas às demandas reais das escolas e dos professores. Ao valorizar a formação crítica e reflexiva desses sujeitos, alinham-se às perspectivas que superam a racionalidade técnica instrumental das competências docentes, característica dos governos neoliberais que culpabilizam os professores diretamente pelo fracasso escolar, desvalorizam sua formação universitária de intelectual e pesquisador e não investem na melhoria da infraestrutura necessária ao trabalho docente de qualidade nem nas condições de carreira e salário dos professores.



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APRESENTAÇÕES DE REUNIÕES E ENCONTROS


APRESENTAÇÃO DA CAPACITAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS DO SERTÃO
Dia: 06 de maio de 2014, no auditório da UNDIME/AL
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GUIAS E MANUAIS

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Dados Socioeconômicos e Educacionais dos Municípios de Alagoas
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Roteiro para Construção do Diagnóstico
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Mapa de Alagoas com divisão dos AE's
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Metas dos Municípios de Alagoas

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Dados Socioeconômicos e Educacionais dos Estados Brasileiros

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Plano Estadual de Educação de Alagoas (2006-2015)
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CARTILHAS DO PORTAL DE OLHO NOS PLANOS


Por uma participação dos Planos de Educação um avanço na garantia de direitos!
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O direito de pessoas jovens e adultas à educação: A EJA nos Planos de Educação
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A construção e a revisão participativa dos Planos de Educação
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A participação de crianças e adolescentes e os Planos de Educação
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MATERIAL APRESENTADO DIA 23/04/2014 (QUARTA-FEIRA)

Planejamento Estratégico Situacional (Apresentação Luiz Carlos)
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Cronograma de Atendimento do SERTÃO (Luiz Carlos)
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Apresentação Plano Estadual de Educação (Marinalva)
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Apresentação das 20 Metas do Plano Nacional de Educação (Rosa Melo)
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Vídeo: Muito desgaste sem planejamento
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Vídeo: Planejamento Estratégico
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Um comentário:

  1. Gostaria de saber quais os dias de orientações para o meu município Santa Luzia do Norte.

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